Título de Cidadão e Placas de Homenagens são entregues pela Câmara de Vereadores

O advogado Dr. Luiz Augusto Reis Azevedo Coutinho recebeu, na noite da última quarta-feira (16), o título de cidadão Santo-antoniense. A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, em sessão especial realizada no Plenário do Legislativo. Nascido no dia 13 de setembro de 1972, em Salvador, Dr. Luiz Augusto Coutinho cursou o 1º Grau no Colégio Militar de Salvador, 2º Grau no Colégio Baiano e o 3º Grau na Universidade Católica de Salvador, formando-se em Direito. É Pós-graduado em Direito Público e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Museo Social Argentino e Pós Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales prestando relevantes serviços no município de Santo Antônio de Jesus. Emocionado, Dr. Luiz Azevedo agradeceu a homenagem.

“Neste momento, aos pés do santo que leva o nome de Antônio, nome de um grande brasileiro que partiu antes de ver muita coisa acontecer na minha vida, Antônio Oliveira Fraga, meu sogro, eu quero agradecer a todos os presentes. Em especial, gostaria de agradecer a presença de minha mãe, Maria Tereza Coutinho, que aos 86 anos, fez um esforço sobre-humano para estar aqui nesta homenagem, agradeço também a minha esposa Leila Fraga Coutinho, mulheres que fazem parte da minha vida. Agradeço a generosidade dos vereadores, em especial, ao vereador Marcos Muniz, por me acolher entre os membros dessa comunidade. Os vereadores leram o meu curriculum acadêmico e podem saber que no dia de hoje, esse curriculum ganho muito mais sendo que frequento Santo Antônio de Jesus há pelo menos quinze anos. Reafirmo o meu amor pela advocacia, por esta terra de Santo Antônio de Jesus. Juntos, somos mais forte. Sintam-se abraçados todos os advogados, meus conterrâneos e conterrâneas de Santo Antônio de Jesus. É com todo meu amor e com toda minha gratidão, que deixou meu muito obrigado a todos vocês que compareceram nesta noite para me homenagear. Sejam felizes e valei-me meu Santo Antônio”, disse o advogado.

O vereador Uberdan Cardoso (PT) falou em nome de todos os parlamentares. “Honradamente, nós recebemos mais um conterrâneo. Dr. Luiz Augusto a quem de fato nos honra, não só com seu histórico, não sou pela sua trajetória, mais pela alma a qual vossa excelência se dedica ao direito. Eu acho que em suas mãos, e com este corpo que o senhor conduz, de jovens ao mais alto escalão da idade e da maturidade no campo do direito aqui presente hoje, eu acho que a OAB está sim em boas mãos. Essa casa se presenteia com o seu título de cidadão. Eu espero de cada vereador, de cada colega aqui, que não excitou em aprovar o título de vossa excelência, fizemos isso com muita serenidade, porque quando ao aprovar o título, nós tivemos a ousadia de procurar conhecer o histórico e ficamos todos engradecidos e anestesiados com a qualidade de seu trabalho, de seu caráter. Hoje sai aqui cada um melhor do que entrou, porque a gente sai com a consciência plena do dever cumprido, e mais, que a cada dia, operadores jurídicos ou não, a gente tem uma tarefa, sejamos nós elaboradores de leis, sejam vossas senhorias os que dialogam permanentemente com a lei, com a grande tarefa de sermos melhores para tanta gente que tanto precisa da gente”, disse Uberdan ao falar do advogado Dr. Luiz Augusto.

Além de entregar título de cidadão ao advogado Dr. Luiz Augusto, a Câmara de Vereadores também homenageou oito advogados com a entrega de uma placa pelos relevantes serviços a OBA Subseção de Santo Antônio de Jesus. Fora eles: Dr.ª Dorothy Mary Nunes Pinto; Dr.ª Jamila dos Santos de Souza; Dr. Tiburtino Almeida Silva; Dr. José Reis Filho; Dr. Josemar Gomes Brito; Dr. Sebastião Luiz Lima; Dr.ª Maria Sampaio das Mercês Barroso e Dr. José Batista Santana Júnior. As entregas das placas foram feitas ao lado do presidente da OAB Subseção Santo Antônio de Jesus, Dr. Humberto Lucio Viera da Silva.

Dr.ª Dorothy Mary Nunes Pinto

Dr.ª Jamila dos Santos de Souza

Dr. Tiburtino Almeida Silva

Dr. José Reis Filho

Dr. Josemar Gomes Brito

Dr. Sebastião Luiz Lima

Dr.ª Maria Sampaio das Mercês Barroso

Dr. José Batista Santana Júnior

“Essa é a primeira sessão feita pela Câmara Municipal em homenagem aos advogados e não será a última. Fica o meu compromisso para que no próximo ano a gente possa fazer uma grande e linda sessão para os advogados. A Casa Legislativa está à disposição da OAB para o que for preciso. Parabenizo a todos os advogados. Parabenizo ao nosso mais novo irmão, Dr. Luiz Coutinho. Sempre carregamos conosco uma frase da musica feita pelo cantor Del Feliz aos santo-antonienses que diz: ‘o nosso orgulho é dizer que sou de Santo Antônio de Jesus’. Que Dr. Luiz Coutinho leve essa musica consigo por onde for. Aqui é uma cidade abençoada”, disse o presidente da Câmara vereador Antônio Barreto Nogueira Neto (PSB).

A sessão especial foi para marcar a passagem do Dia do Advogado comemorado todo dia 11 de agosto de cada ano. Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. A população pode acompanhar as sessões no Plenário da Câmara ou, ao vivo, através do site oficial da Câmara – www.camarasaj.ba.gov.br Leonardo Sousa/ASCOM

Fotos: Fábio Silva/ASCOM