Em Sessão Solene da Câmara, Medalha Pedro Kilkerry é entregue a personalidades do município

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, em Sessão Solene realizada na noite da última segunda-feira (7), no Centro Cultural, entregou a Medalha de Honra ao Mérito Pedro Kilkerry, que visa homenagear pessoas que desempenharam relevante papel para o fomento da Cultura do município. A indicação da honraria está prevista em resolução aprovada pelo Poder Legislativo Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito Genival Deolino, da secretária municipal de Cultura Silvia Brito, da secretária de Educação Renilda Barreto e outras autoridades. Os homenageados foram: Padre José Raimundo Galvão, Fenacab, Aurismar de Souza Almeida (Homem do Chapéu), professora Raimunda Souza Santos, Antônio José Tibério Sampaio de Souza, Reginaldo Silva Santos, banda ABCAFRO, Jocinei Lima Silva, Júlio Valério Queiroz Cruz Vilela e Antônio Bonfim de Souza.

Quem é Pedro Militão Kilkerry

Nascido em Santo Antônio de Jesus, no dia 10 de março de 1885, o poeta era descendente de irlandeses por parte do pai, o engenheiro John Kilkerry, superintendente da Bahia Gás Company Limited, e da mestiça alforriada baiana Salustiana do Sacramento Lima. Portador de tuberculose pulmonar, faleceu durante a realização de uma traqueotomia de emergência em Salvador. Formou-se bacharel em ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Bahia, em 1913. Na época, já atuava como colaborador das revistas Nova Cruzada, os Anais, Via Láctea, a Voz do Povo e de vários jornais, entre os quais A Tarde, A Gazeta do Povo e Jornal Moderno, onde publicou a série de crônicas Quotidianas – Kodaks.

Foi advogado e escriturário da Repartição de Contabilidade do Tribunal de Contas de Salvador. Poeta simbolista, Kilkerry, apenas em 1971 ocorreu à publicação póstuma de 36 de seus poemas, no livro Revisão de Kilkerry, de Augustos de Campos. Para Campos, “Kilkerry não só compreendeu mais conscientemente que outros simbolistas o papel desempenhado na criação pelo subconsciente – mais tarde supervalorizado pelo surrealismo – como soube levar mais longe a liberdade de associação imagética. Por outro lado, a capacidade de síntese, assim como a consciência das limitações da sintaxe ordinária, são mais agudas em Kilkerry do que em qualquer outro poeta do nosso simbolismo”. Foi considerado por Augusto de Campos, um dos precursores do modernismo no Brasil. Também foi chamado de “o Gregório de Matos” daquele período da vida baiana.

Palavra do presidente

“Essa é uma sessão muito especial. Estamos homenageando diversas personalidades de nossa querida Santo Antônio de Jesus. Ainda tem outras pessoas que merecem essa honraria, mas não vai faltar oportunidades. Estamos no segundo ano do nosso mandato onde prestamos esse momento importante para sociedade santantoniense. Aqueles que convivem e sabe o que é cultura, sabe o valor e a expressão de uma medalha dessa natureza. Que possamos sempre seguir os bons exemplos dos que nos deixam aqui na terra. Eu como homem negro, estou no Poder Legislativo e tenho feito deste Poder, mesmo sendo uma Casa política, separar o lado político e dando liberdade aos nossos colegas, grandes vereadores e vereadoras, para que possamos fazer do Poder Legislativo uma Casa do povo e que esse povo possa usufrui-la e lá dá as suas opiniões. Só assim, um Poder voltado para o povo e um Poder do povo, nós construiremos dias melhores para a nossa cidade, trazendo a liberdade política e liberdade de expressão, porque a Câmara não tem dono, é de todos os santantonienses. Quando se faz um projeto de lei, que ali é aprovado, vai beneficiar ou prejudicar a sociedade. Por isso, que convido todos para participar do Poder Legislativo. Uma cabeça só é pouco, mais muitos pensando junto, vamos construir e pavimentar estradas nessa cidade. Os homenageados de hoje fazem parte do Poder Legislativo”, disse o vereador Chico de Dega, presidente da Câmara.