Dia Mundial do Combate ao Diabetes é debatido durante Sessão Especial na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, realizou na noite desta última segunda-feira (16), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes. A Sessão, solicitada pelo vereador Cristiano Sena, aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença da Dra. Júlia Coutinho, Educadora em Diabetes da Sesab, Dr. Thenyson Reis, Dra. Laura Capote, Assistente Social Rose Bulhões e vereadores. “É uma satisfação em poder está aqui presidindo essa Sessão Especial para falar mais uma vez de um tema importante, não só para o nosso Brasil, mas de forma mundial. Na última segunda-feira, foi comemorado o Dia de Prevenção e Combate a Diabetes. Há mais de seis anos, sempre estamos promovendo essa solenidade para tratar de um tema que é muito importante”, disse o vereador Cristiano. A enfermeira juliana Miranda, ao usar a palavra, disse que que o IDSAJ apesar de estar em Santo Antônio de Jesus, atualmente atende 14 municípios da região a exemplo de Laje, Varzedo, Gandu Taperoá, Jaguaripe, Conceição do Almeida, Ubaíra, Valença, Vera Cruz e outras cidades. O Instituto ainda conta com Assistente Social, Consultoria Jurídica, aula de dança, projetos sociais e vários profissionais de saúde. “O Instituto não está ali para olhar a doença, mas sim o indivíduo. Quando falamos de indivíduo, não falamos do indivíduo único, mas daquele que pertencente a uma comunidade, ele é o coletivo”, afirmou. Dra. Julia Coutinho lembrou que neste ano, completa 100 anos da descoberta da insulina, mas que, no entanto, muito precisa ainda ser feito em prol da população com diabetes, principalmente para aqueles que é insulino dependente, que nascem ou aqueles que desenvolvem até aos 18 anos de idade ou 23, ou aqueles que a partir dos 40 anos vão requerer por falência pancreática também a utilização de insulina. Coutinho afirma que no mundo hoje, 250 milhões pessoas estão com diabetes e no Brasil, o número já chega a 17 milhões de pessoas conforme números atualizados. É o quinto país do mundo com maior número de casos. 50 desconhecem ter a diabetes 60 não sabem como prevenir o diabetes.