Projetos que tramitam na Casa Legislativa pretendem garantir a ampliação da acessibilidade no município
Por Reginaldo Silva
Uma iniciativa da vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Tia Adriana, proporcional a inclusão de pessoas surdas durante o São João de Santo Antonio de Jesus.
Através de uma solicitação da edil, a festa contou com três intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que se revezaram durante as apresentações dos artistas para interpretar as letras das canções para as pessoas surdas que estavam no circuito ou assistindo de casa.
A imagem dos intérpretes foi projetada nos telões dos dois palcos da festa e também foi inserida na transmissão ao vivo feita através do canal oficial da Prefeitura no youtube. Dessa maneira, as pessoas surdas puderam interagir, já que compreendiam o que estava sendo dito ou cantado nos palcos principais do São João de Santo Antonio de Jesus.
Autora da solicitação, a vereadora e vice-presidente da Câmara, Tia Adriana, disse que esse foi um primeiro passo para garantir ainda mais acessibilidade nos festejos juninos e outros eventos do município. “Foi muito gratificante ter os intérpretes de Libras nesse São João e fazendo um trabalho de excelência. Já temos na Câmara para que as pessoas surdas sejam incluídas nos demais eventos municipais na sua totalidade”, revelou a vereadora.
A Câmara Municipal vem realizando diversas ações para garantir a acessibilidade aos diversos grupos de pessoas com necessidades especiais. Além dos pisos táteis colocados na área da assistência, no corredor de acesso e no plenário, as sessões ordinárias também contam com intérprete de Libras.