Câmara Municipal declara cultura evangélica como patrimônio imaterial em Santo Antonio de Jesus

Projeto de lei aprovado também inclui celebração da cultura evangélica no calendário oficial do município

A Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus aprovou nesta segunda-feira, 07, o projeto de lei 03/2024, de autoria da vereadora Tia Adriana que decreta a cultura evangélica como patrimônio material e Imaterial de Santo Antônio de Jesus e inclui sua celebração no calendário oficial do município.

De acordo com o projeto, a cultura evangélica compreende uma forma de expressão com bens e práticas culturais, sentidos e valores vivos, bem como as crenças, expressões artísticas e manifestações culturais representativas ligadas ao grupo social evangélico.

A proposta estabelece ainda que o Poder Público Municipal, com a colaboração da comunidade e das próprias instituições evangélicas, promoverá e protegerá o patrimônio cultural evangélico, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, quando necessário. Além disso também poderão ser estabelecidos incentivos à produção e o conhecimento de bens e valores da cultura evangélica.

A celebração da cultura evangélica deverá acontecer entre os dias 23 e 31 de outubro de cada ano e será organizada pelo Poder Público em parceria com a Associação de Ministros do Evangelho de Santo Antonio de Jesus (AMES). Dentro das celebrações, a Câmara Municipal deverá realizar sessão solene em comemoração à cultura evangélica.