Câmara Municipal declara utilidade pública do Instituto Te Abraço para ampliar apoio a pessoas autistas e seus familiares

Com a decisão do Poder Legislativo, a instituição poderá ter acesso a recursos públicos para ampliar suas ações

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, 13, o projeto de lei 013/2024, de autoria do vereador Edivan Morão, que declara como instituição de utilidade o Instituto Te Abraço SAJ.

Criado oficialmente em setembro de 2022, o Instituto Te Abraço é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como pessoas com a Síndrome de Down e seus familiares. A entidade desenvolve estratégias nas áreas de saúde e assistência social, além de realizar trabalhos de suporte, principalmente a crianças, mas atendendo também a adolescentes e adultos com autismo.

O Instituto Te Abraço conta com um grupo de voluntárias e foi criado a partir da necessidade de suporte e apoio a estas pessoas em Santo Antonio de Jesus. De acordo com Maristela Garrido, uma das fundadoras do Instituto que participou da Tribuna Livre da Câmara e fez questão de se autodeclarar como autista nível 1 de suporte, a entidade já atende diretamente há 400 famílias no município, mas chegam a muito mais pessoas. “Ao aprovar esse título de utilidade pública vocês vão beneficiar muito mais que quatrocentas famílias”, afirmou.

O projeto foi aprovado por unanimidade dos votos e agora segue para a sanção do chefe do Poder Executivo.