Câmara Municipal entrega medalhas Zumbi dos Palmares e Tereza Santana no Dia da Consciência Negra

Personalidades do município representaram a história de luta do povo negro

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 20, uma sessão especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. Durante a sessão, que contou com a presença de muitas pessoas na assistência, foram entregues medalhas em reconhecimento de personalidades que lutam pelo combate ao racismo e a intolerância religiosa.
Além das ações durante todo o ano a Câmara Municipal realiza todo mês de novembro, uma sessão para lembrar as lutas da população negra de Santo Antonio de Jesus. Proposta pelo vereador Uberdan Cardoso e aprovada por todos os edis, a sessão homenageou 15 personalidades com as Medalhas Zumbi dos Palmares e Tereza Santana, instituídas pelo Poder Legislativo em referência a duas importantes figuras na história da população negra.
Os homenageados foram indicados pelos vereadores por meio de decretos legislativos votados no plenário da Câmara.
Receberam a Medalha Zumbi dos Palmares o assessor especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Ailton dos Santos Ferreira, os músicos Petão e Mô Passos, o empresário e esportista “Bode Preto”, os ativistas sociais Amilton Ramos Silva e Ludugerio Mateus Santos, o servidor Jobson Braga Sampaio, o professor Juvenal Lima Filho e a dona de casa Maria Trindade. Já a Medalha Tereza Santana foi entregue à delegada Corina Lopes de Oliveira, às advogadas Shirlei Fonseca Santos e Luciana Araújo Cruz Magalhães, à líder comunitária Maria da Conceição Peixoto dos Santos, à cantora Mara Ribeiro e à ativista social Joselice Braz dos Santos Oliveira, dona Zezé da Sopa.
O professor Dirceu do Socorro Pereira foi o palestrante da noite e falou sobre a importância do 20 de novembro e da iniciativa da Câmara em realizar uma sessão especial sobre o tema. “Para nós, enquanto povo negro nesse país, momentos como este são de extrema importância. Não só porque é uma data que está no calendário como data comemorativa. Neste dia fazemos memória de todas as lutas e resistências que o povo negro, ao longo destes 523 anos de história oficial deste país, vem realizando”, destacou.