Câmara Municipal homenageia mulheres em sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Homenageadas receberam a Medalha Maria Quitéria como reconhecimento aos serviços prestados em Santo Antonio de Jesus

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 11, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.

Como acontece todos os anos, os membros do Poder Legislativo apresentaram projetos de decreto indicando o nome de mulheres importantes para a história e o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus para serem condecoradas com a Medalha Maria Quitéria.

Criada pela Resolução nº 14/2021, apresentada pelo vereador Chico de Dega, a Medalha Maria Quitéria visa homenagear mulheres ilustres que desempenharam relevante papel na luta pelo progresso e desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus.

Na sessão de ano, 11 mulheres foram homenageadas com a honraria: a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Adriana Nogueira Oliveira de Carvalho, Tia Adriana, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, a pastora Antonia Passos, as professoras, Railda Oliveira Marques, Tia Ray, Lídia Helena Leal Martini, Luciana Santos Paixão e Michele Lago Pinheiro, a sargento do Corpo de Bombeiros, Joseny Santos Oliveira, a motorista de ônibus, Dinalva Amaral Sampaio, a cantora Joyce França e a estudante de enfermagem, Cintia de Souza.

A sessão foi presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal, Tia Adriana que convidou a vereadora Dalva Mercês para acompanhá-la na condução dos trabalhos.

As homenageadas foram chamadas para receber suas medalhas após a leitura de suas biografias, que enfatizaram a trajetória e realizações por Santo Antonio de Jesus.

Primeira a receber a medalha, a vice-presidente da Câmara Tia Adriana se emocionou ao lembrar da história de seu pai, Walter Coelho, que estava na plateia, e se candidatou algumas vezes ao cargo de vereador, mas viu nela, a realização do sonho de representar a população no Poder Legislativo. “Tenho muito orgulho de estar fazendo aqui nesta casa o que o senhor sempre me ensinou, a trabalhar pelas pessoas que mais precisam”, afirmou.

Todas as homenageadas ressaltaram a importância da honraria e agradeceram à Câmara Municipal pela homenagem.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, Chico de Dega, fez questão de relembrar e exaltar a história de cada uma das mulheres que já ocuparam e ocupam cadeiras no Poder Legislativo Municipal e também homenageou todas as servidoras que atuam na casa legislativa. “A cada uma, os meus sinceros e honrados agradecimentos e nós reconhecemos o trabalho de cada uma e dizer, mulher, continue ocupando seu espaço”, conclui Chico de Dega.

Galeria Lilás

Após o encerramento da sessão, a vice-presidente Tia Adriana convidou os presentes a participar da inauguração da Galeria Lilás.

Espaço reservado para a exibição das fotos das mulheres eleitas vereadoras em Santo Antonio de Jesus, a Galeria Lilás fica ao lado da recepção da Câmara Municipal e pode ser vista por todas as pessoas assim que entram casa legislativa.

Estão exibidas na galeria as fotos de Marita Amâncio, primeira mulher eleita vereadora em Santo Antonio de Jesus, Cleuza Queiroz, Zete Ribeiro, Fátima do Benfica e das atuais vereadoras, Dalva Mercês e Tia Adriana.

Junto com o presidente Chico de Dega, as vereadoras em exercício e as ex-vereadoras Zete Ribeiro e Fátima do Benfica, além de Jamine Nery, filha da falecida ex-vereadora Cleuza Queiroz, descerraram a placa inaugural da galeria que pode ser visitada pela população.