Câmara Municipal recebe servidores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB que estão em greve

Representantes dos técnicos-administrativos utilizaram da Tribuna Livre para pedir apoio dos vereadores

A Câmara Municipal recebeu, nesta segunda-feira, 10, representantes dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que trabalham no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antonio de Jesus e estão em greve há 90 dias em busca de melhorias para as condições de trabalho e salariais.

Inscritos na Tribuna Livre da Câmara, os servidores Mário Ferreira e Taiana Conceição apresentaram para os vereadores os pontos da pauta de reinvindicações junto ao Governo Federal que levaram à deflagração da greve. Segundo Mario Ferreira, os três principais pontos são a reestruturação da carreira, a recomposição salarial e a recomposição orçamentária das universidades federais.

De acordo com os servidores da UFRB já há uma mesa de negociação com o Governo Federal desde o final de 2023, mas ainda não havia avanços significativos. Questionada pelo vereador Luciano Cuiuba, a servidora Taiana Conceição afirmou que houve 4 rodadas de negociação com o Governo Federal e já foram apresentados avanços quanto a reestruturação da carreira e quanto à recomposição do orçamento das universidades a partir de um encontro do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, com os reitores das universidades e institutos federais, mas ainda não houve avanço na recomposição salarial dos servidores.

Os servidores afirmaram que procuraram a Câmara Municipal por entender a importância do Poder Legislativo Municipal para também dar visibilidade à causa dos trabalhadores de uma instituição que é considerada essencial para o desenvolvimento do município.

Os vereadores afirmaram o apoio à UFRB e aos seus servidores e o presidente Chico de Dega colocou a Câmara Municipal à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras da universidade.