A iniciativa do presidente Caíque Barbosa deverá ser implementada após os trabalhos de Comissão Espacial constituída para coordenar a criação do Conselho
Por Reginaldo Silva
A Câmara Municipal deverá ter, a partir de 2025, um Conselho de Ética para julgar os possíveis casos de quebra de decoro parlamentar.
A decisão é uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Caíque Barbosa, que já havia apresentado a proposta para a equipe de apoio técnico-administrativo da Câmara.
A ideia ganhou ainda mais força após um episódio ocorrido na sessão extraordinária desta terça-feira, 21, quando os vereadores Ito da Kanal Mix e Sinho Lemos iniciaram uma discussão mais acalourada.
O presidente Caíque Barbosa constituiu uma Comissão Especial, aprovada em Plenário pelos vereadores, para coordenar a criação da Comissão de Ética. Para ele, é preciso garantir que postura dos membros do Poder Legislativo seja pautada pelo decoro e respeito mútuos. “A gente não pode, em hipótese alguma, desrespeitar o colega vereador, esse pai e essa mãe de família honrado que recebeu a chancela popular através do voto para representar o povo de Santo Antonio de Jesus nessa casa. Então, no nosso mandato, esse desrespeito não vai existir. Essa casa vai ser pautada na ética, na moralidade e em boas condições para o vereador trabalhar”, garantiu.
De acordo com o presidente Caíque Barbosa, constituída a Comissão Especial que será composta pelos vereadores Jorge de Dema, Tia Adriana e Uberdan Cardoso, ela deverá elaborar o plano de trabalho que será apresentado a todos os edis e a partir daí, serão iniciadas as ações para organizar a criação da Comissão de Ética da Câmara Municipal.