Dia da Consciência Negra: Câmara entrega Título de Cidadão, Medalha Tereza Santana e Zumbi dos Palmares

Foi realizada na noite desta última segunda-feira (21), na Câmara de Santo Antônio de Jesus, uma Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A sessão foi presidida pelo vereador Uberdan Cardoso, que solicitou a solenidade. Na oportunidade, o Legislativo entregou Título de Cidadão Santantoniense, Medalha Tereza Santana e Medalha Zumbi dos Palmares. Os homenageados foram: Ailton dos Santos Ferreira – indicação do vereador Danilo do Alto; Emanuela dos Santos Silva – indicação do vereador Uberdan Cardoso; Djalma Almeida Paixão – indicação do vereador Dr. Gil Couto; Fátima Cristina Valverde – indicação da vereadora Dalva Mercês; Célia Maria da Silva – indicação da vereadora Dalva Mercês; Edimilson Soares Farias – indicação do vereador Chico de Dega; Lusiane Santos de Jesus – indicação do vereador Dr. Gil Couto; Nilza Nascimento Ferreira – indicação do vereador Danilo do Alto; Grupo K7MOB – indicação do vereador Cal de Dodô; Francisca Nunes de Jesus – indicação do vereador Danilo do Alto; Roberto Santos do Vale – indicação do vereador Edivan Morão e Francisco José da Silva – indicação do vereador Luciano Cuiuba.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e foi criado em 2003, sendo incluído no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei 12.519 de 10 de novembro de 2011. A data foi escolhida para coincidir com o dia atribuído a morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Zumbi foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, descriminação, igualdade racial e intolerância religiosa. Em Santo Antônio de Jesus, foi instituída a lei municipal 1426 de 14 de dezembro de 2017 tendo como autor o vereador Uberdan Cardoso. Esta lei dispõe sobre a Semana da Consciência Negra, incluída no calendário oficial do município a ser realizada anualmente na semana em que recair o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A câmara de vereadores por tanto celebra o 20 de novembro.

“O combate permanente a Discriminação Racial e Intolerância Religiosa e a defesa da pauta do povo negro têm sido importantes bandeiras do nosso mandato. Nesta noite, pelo 14° ano consecutivo, propusemos essa Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Data de comemoração, mas também de reflexão onde a Câmara de Vereadores torna-se o palco episódico (mesmo que devesse ser permanente) de um grande evento do e para o povo negro. Reconhecer a trajetória de cada homenageado na defesa dos Direitos, da Identidade, Religiosidade e Cultura da nossa gente é o maior legado desta Sessão Legislativa. Aos meus pares, agradeço pela gentileza de permitirem-me presidir a Sessão e pela escolha de gigantes para receberem as honrarias e também a cada homenageado por traduzir em sensibilidade cada história de luta. Em especial à Dra. Emanuela Silva, santantoniense, minha homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares, primeira Mulher Negra a ocupar a cadeira de Procuradora Estadual do Ceará”, disse o vereador Uberdan Cardoso.