Sessão na Câmara comemora o Dia Municipal da Mulher Negra, Afro, Latino, Americana e Caribenha

Foi como plenário lotado, que a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou da noite desta última quinta-feira (25), uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Municipal da Mulher Negra, Afro, Latino, Americana e Caribenha, instituído pela Lei Municipal nº1662/2021. A Sessão foi presidida pelo vereador Chico de Dega e teve a presença do vereador Uberdan Cardoso, Ito da Kanal Mix, Tia Adriana, a secretária de Cultura Silvia Brito, vice-prefeito Luiz Cláudio e da delegada Corina Lopes. Na oportunidade, várias pessoas foram homenageadas recebendo uma placa do Poder Legislativo. São eles: Movimento de Promoção da Igualdade Étnico Racial Tenho Fé Sou do Candomblé como proponente da Lei que criou o Dia Municipal da Mulher Negra, Afro, Latino, Americana e Caribenha, assim como a Sessão Especial, representado no ato pelo seu fundador Marcelo Santos, Dra. Patrícia Pinheiro Coordenadora da UNDEKE no Nordeste, Silvia Brito (Secretária Municipal de Cultura), Juliana Silva (Presidenta licenciada do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial e Combate às Práticas de Intolerância Religiosa de SAJ), Dra. Suely Santana (Coletivo Luiza Bairros), Letícia Gambelejé (Coordenadora Regional da ABAM), Dra. Cinthia Costa e Silva (OAB), Ialorixá Iolanda de Oyá, Mametu N’kisi Maria Luzia (representada por sua neta, Geovana Reis) Ialorixá Tonha de Oba, Mametu N’kisi Rita de Mutalambô, Nenguá Evancleide de Kissimbi, Jislane Queiroz (Câmara de Vereadores), Mestra Pequena Rasta da Capoeira, Yá Kekerê Aline de Oxum, Makota Liliane de Kaiala e Ekédi Juçara de Xoroquê, Delegada Titular da 4ª COORPIN, Dra. Corina Oliveira, a cantora Mara Ribeiro, Samila Nery (Chefa de Gabinete do Prefeito de Santo Antônio de Jesus). Sabemos que a Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, exerce papel fundamental na promoção da Igualdade Racial. Nessa mesma linha, o município de Santo Antônio de Jesus, por meio da Câmara de Vereadores, tem empreendido esforços para enfrentar com sensibilidade e afinco essa questão de interesse de toda a sociedade. Esta Casa Legislativa reconhece que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adota uma postura institucional antirracista, o que faz com que o município se torne referência no recôncavo baiano no que se refere ao enfrentamento do racismo estrutural e do racismo do dia-a-dia.