Câmara: Audiência pública discute implantação de unidade do Lacen em Santo Antonio de Jesus

Proposta prevê que o município receba a unidade que vai atender a mais de 900 mil habitantes da região

A Câmara Municipal realizou na quarta-feira, 12, uma audiência pública para discutir a implantação de unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) em Santo Antonio de Jesus.

Além dos vereadores, participaram do encontro, a diretora do Lacen, Arabela Leal, o coordenador do núcleo Regional Leste de Saúde, Radaman Barreto, a secretária de Saúde de Santo Antonio de Jesus, Ariana Castro, a secretária de Governo, Nil Correia, o presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Bahia), doutor Valter Almeida, além de outras autoridades.
Durante o evento, a diretora do Lacen apresentou o histórico e as especificidades do trabalho do laboratório na análise diagnóstica no Estado. Arabela Leal explicou como funciona o serviço do laboratório. “Nós trabalhamos com diagnóstico laboratorial, identificação de microrganismos, sejam eles quais forem. A gente trabalha com a parte de vigilância genômica. Atualmente já sequenciamos tanto amostras de covid, quanto de influenza, já fizemos sequenciamento de bactérias e isso vem se ampliando a cada dia. Nosso objetivo é garantir que o estado da Bahia esteja monitorado o tempo inteiro”, afirmou.
A diretora destacou, então, o projeto de ampliação da capacidade de vigilância do Lacen e a possibilidade de implantação de uma unidade regional em Santo Antonio de Jesus. “Nós temos o interesse de trazer um laboratório regional (para Santo Antonio de Jesus) onde o objetivo é cobrir toda a área de abrangência da microrregião de Santo Antonio e da microrregião de Cruz das Almas”, explicou. A unidade santantoniense do Lacen deverá atender a cerca de 900 mil habitantes da região.
Um dos principais questionamentos durante a audiência pública foi quanto ao financiamento da unidade e a diretora Arabela Leal explicou que o Lacen realiza repasse trimestral para as unidades, além de encaminhar insumos para os exames de saúde pública e treinar as equipes de trabalho.
A secretária de Saúde, Ariana Castro, falou sobre a contrapartida do município e questionou como se dará a participação dos entes federados, União, Estado e Município, no custeio do Lacen Regional, mas confirmou o interesse do município em implantar a unidade do Lacen em Santo Antonio de Jesus. A secretária de Governo, Nil Correia, confirmou o interesse e revelou que já estão sendo visitados alguns terrenos para avaliar o melhor espaço para a construção da unidade regional do Lacen.
Proponente da audiência pública, o vereador Uberdan Cardoso, se disse muito satisfeito com as discussões e com o fato de as pessoas saírem do encontro convictas da necessidade da instalação do Lacen em Santo Antonio de Jesus. “Um momento desse, com audiência pra tratar de um tema tão importante como o Lacen, com a presença de pessoas de toda a região, com a Câmara cheia trazendo a possibilidade real de um equipamento desse, a gente se sente muito feliz sabendo que está valendo à pena”, ressaltou.
O vereador destacou ainda a importância de o Poder Legislativo pautar a discussão de temas importantes para Santo Antonio de Jesus. “Uma cidade desse porte não merece um debate apequenado. E o vereador ele está na base dos problemas porque ele vive os problemas na ponta da rua. E aí, quando a gente faz essa provocação coletiva o poder público é pautado”, esclareceu.
Várias propostas foram apresentadas tanto pelos representantes das instituições e entidades, bem como pelos representantes da sociedade civil que participaram da audiência pública. Dentre as proposições encaminhadas, ficou definido que será realizada uma visita técnica à unidade central do Lacen, em Salvador, para que sejam tiradas as dúvidas operacionais que restaram após os debates no encontro. A data ainda será definida.