Câmara Municipal realiza 32ª sessão ordinária e tem debate sobre saúde financeira do município

Vereadores demonstraram preocupação com o uso de recursos públicos acima da capacidade de endividamento

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 06, sua 32ª sessão ordinária do exercício legislativo de 2023.

A sessão contou com a presença, na Tribuna Livre, da advogada Rose Bulhões, representando a Secretaria de Assistência Social e do sargento Quaresma, comandante do Tiro de Guerra 06/003. Eles defenderam a aprovação de projeto de lei que cria a “Bolsa Honra ao Mérito”, uma ajuda de custo para os atiradores que prestam serviço militar obrigatório no Tiro de Guerra.

Assumindo o seu papel de fiscalizadores, os vereadores aproveitaram para discutir sobre a saúde financeira do município e solicitar que o Poder Executivo fique atento ao endividamento e gastos adequados dos recursos públicos.

O vereador Uberdan Cardoso questionou o fato de o Executivo encaminhar um projeto para estabelecimento de bolsa no momento em que publicou decreto de contenção de despesas. Para ele, não seria papel do município, mas do Exército, criar a ajuda de custo para os atiradores. Já o vereador Délcio Mascarenhas, apesar de demonstrar preocupação com o endividamento do município, principalmente após a aquisição de empréstimo na ordem de R$ 45 milhões, se mostrou favorável ao projeto de bolsa para os atiradores, já que, para ele, são jovens carentes aqueles que majoritariamente ingressam no Tiro de Guerra.

O vereador Cal de Dodô considerou importante a bolsa para os atiradores, mas também demonstrou preocupação quanto a capacidade do município em manter os pagamentos sem descontinuidade. Já o vereador Ito da Kanal Mix sugeriu que o Executivo encaminhe proposta que limite o pagamento da bolsa ao período de mandato do atual prefeito.

Após as discussões, o presidente Chico de Dega colocou o projeto para votação e, por unanimidade, os vereadores aprovaram a criação da bolsa para os atiradores de Santo Antonio de Jesus.