Câmara Municipal realiza sessão alusiva ao Outubro Rosa e alerta para prevenção ao câncer de mama

Os vereadores destacaram a importância da UNACON para o tratamento de pacientes em Santo Antonio de Jesus

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 23, uma sessão especial para tratar da campanha Outubro Rosa, alusiva à prevenção do câncer de mama.

A sessão reuniu, além dos vereadores e vereadoras, diversos profissionais da área de saúde ligados aos cuidados e tratamento da doença, pacientes em tratamento e já curados, bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde e autoridades civis, como o ex-prefeito Euvaldo Rosa, o provedor e a superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Leo Reis Filho e Ludmila Reis, e militares como a major Rosana Machado, representante do 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a capitã Iza Karla, representante do 14º Batalhão da Polícia Militar, que fizeram questão de participar das discussões.

O médico oncologista, doutor João Neiva e o mastologista, doutor Luciano Ramos, foram os palestrantes da noite. Os dois são médicos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), sediada no Hospital e Maternidade Luiz Argolo.

Os médicos ressaltaram a importância de o Poder Legislativo pautar o debate sobre a prevenção ao câncer, já que isso é uma forma de conscientizar as pessoas. “Prevenção em saúde ou em qualquer área é sempre o melhor caminho, o mais barato e menos doloroso. Eu fico muito feliz de assistir novamente a Câmara de Vereadores estar promovendo esse tema para que a gente possa dar mais acesso às pessoas e passar uma mensagem que as pessoas percam o medo de se cuidar”, destacou doutor Luciano Ramos.

O oncologista João Neiva ressaltou a importância da UNACON para o atendimento aos pacientes do SUS, facilitando o tratamento e dando mais comodidade para que os pacientes tenham melhores resultados. “Poder oferecer acessibilidade, diagnóstico precoce e tratamento rápido é uma das marcas da UNACON”, afirmou. Ele também destacou o trabalho de toda a equipe da unidade e agradeceu pela homenagem que a Câmara Municipal prestou aos responsáveis pela UNACON.

Os vereadores e vereadoras destacaram a importância do serviço para a população santantoniense, principalmente os mais carentes que precisam de tratamento do câncer. As vereadoras Tia Adriana e Dalva Mercês, representantes das mulheres do Poder Legislativo, agradeceram aos profissionais pelo trabalho da UNACON na prevenção e tratamento do câncer de mama.

O vereador Délcio Mascarenhas fez um apanhado histórico do trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio de Jesus até chegar a instalação da UNACON e destacou o papel dos agentes políticos no desenvolvimento dos serviços. O vereador Uberdan Cardoso também fez questão de ressaltar as ações das lideranças políticas para o avanço da saúde no município e chamou a atenção para a necessidade de se investir também com seriedade na atenção básica.

Ao concluir a sessão especial, o presidente do Poder Legislativo, vereador Chico de Dega, ressaltou a luta incansável dos vereadores e vereadoras na busca pelo desenvolvimento da saúde em Santo Antonio de Jesus. Ele fez questão de citar nominalmente os colegas vereadores e agradecer pelo empenho.